terça-feira, 29 de setembro de 2009

Base de Dados

Uma base de dados é uma entidade na qual é possível guardar dados de maneira organizada e reduzida. Tem como finalidade ser utilizada por programas e utilizadores diferentes. Assim, uma base de dados é ligada a uma rede.
A sua principal utilidade é pôr à disposição dos utilizadores, para consulta, uma introdução ou uma actualização assegurando os seus direitos. Ela pode ser local, utilizável numa máquina por um utilizador ou repartida, ou seja, os dados são armazenados em máquinas diferentes e acessíveis por rede.
A vantagem principal de uma base de dados é a possibilidade de poder ser acedida por vários utilizadores simultaneamente.
Por exemplo, existe a base de dados SIGE (Sistema Integrado da Gestão de Escolas) ba
seada em métodos de funcionamento e gestão com recurso a tecnologias de informação, passando pela utilização de cartão electrónico por todos os utentes.
A ligação do SIGE ao exterior, permite aos encarregados de educação obter informação detalhada sobre os movimentos do cartão dos seus filhos a partir de casa com uma palavra-chave, consultar saldos, conta-corrente, faltas, notas e fazer marcação de refeições, mas o cartão também serve para controlar as saídas da escola.
Actualmente, existe uma nova versão: o SIGE 3.
Outros exemplos de base de dados são: páginas amarelas, códigos postais, entre outros.
É um sistema fácil e prático para todos nós.




O SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa) foi criado com o objectivo de apoiar o programa Novas Oportunidades, serve de plataforma a este programa através de diferentes organismos dos Ministérios da Educação e do trabalho e da Solidariedade Social.
Consiste em apoiar as necessidades de informação das escolas, centros de formação, dos Centros Novas Oportunidades, da Direcção-Geral de Recursos Humanos da Educação, das Direcções Regionais de Educação e da Agência Nacional para a Qualificação.
O conselho de gestão em consideração da elevada complexidade alcançada pela plataforma e necessidade de articular os diversos utilizadores.
Tudo isto é possível graças ao Computador e à Internet.











terça-feira, 8 de setembro de 2009

Viver em sociedade


Temos a vantagem de podermos comunicar, viver e conviver com toda a gente porque ninguém consegue viver só. Todos necessitamos uns dos outros para tudo. Em desvantagem temos a incompreênção a ignorância e a falta de civismo por parte de algumas pessoas. Todos temos o direito e o dever de saber viver em sociedade o que é fundamental para o bom viver do ser humano. Uma das coisas mais importantes é a comunicação Verbal para que possamos gerir tudo da melhor forma possível, saber comunicar é muito importante, infelizmente ainda há quem não o saiba, o que faz com que se gerem conflitos.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

O Telemóvel

O meu telemóvel é um Vodafone: é leve e é-me indispensável. É muito útil para poder estar sempre em contacto com a minha família, principalmente por mensagens, mas estas não são abreviadas e as que me enviam com abreviaturas nem sempre entendo. Comunico sempre que necessito e só o essencial. Coloco-o no silencioso sempre que estou num sítio em que não posso ser incomodada.
Os telemóveis são nocivos para a saúde porque as suas radiações provocam cancro e problemas auditivos. As suas baterias devem ser colocadas no pilhão para reciclar, pois poluem gravemente o ambiente.
O telemóvel, não sendo correctamente usado pelas crianças, torna-as vulneráveis.
Desde que existem telemóveis, as redes de telefone fixo perderam clientes. Hoje em dia, há pessoas que julgam não conseguir viver sem este objecto
!